
29 de Maio de 2025 | 20h
Programação
Dimensões Pedagógicas da Educação Infantil: Planejamento, Gestão e Prática
O tema da nossa LIVE “Dimensões Pedagógicas da Educação Infantil: Planejamento, Gestão e Prática” vai abordar aspectos fundamentais que sugerem uma educação de qualidade na primeira infância. Com planejamento pedagógico que envolve intencionalidade nas atividades, respeitando o desenvolvimento integral das crianças. A gestão se refere à articulação entre coordenação, professores, famílias e comunidade, assegurando um ambiente acolhedor e estruturado. A prática pedagógica diz respeito às interações e experiências promovidas no cotidiano, centradas na escuta ativa e na ludicidade. Essas dimensões se complementam e exigem formação contínua dos profissionais. O foco está no protagonismo infantil, na diversidade e nos direitos de aprendizagem. Uma abordagem integrada entre essas dimensões favorece vínculos afetivos, autonomia e o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Além disso, respeita-se o ritmo e as singularidades de cada criança. Assim, a educação infantil torna-se um espaço de cuidado, formação e cidadania.

Palestrante: Prof. João Wagner Martins
Doutor em Ciências da Educação; Especialista em Gestão Escolar; Docência de Ciências; Psicopedagogo e Educador Ambiental; Gestor da Educação Pública; Biólogo, Pedagogo; Supervisor de Ensino – Secretaria de Educação/Prefeitura de Mauá-SP; Autor de livros na área educacional; Membro do GEPAVE/USP e do CME/Mauá; Presidente do CME/Mauá; Presidente da APROMAM.
Debatedores:
Prof. Bita Ferreira
Mestre em ciências da educação pela Universidad Americana; Especialista em gestão da educação – Universidad Americana; Especialista em educação artística e em educação infantil (Colégio Inácio Azevedo do Amaral); Revisora e edição de textos infantis; graduação em Pedagogia Universidade UNESA e curso de formação de professores (escola normal) – Colégio Nossa Senhora da Penha.
Prof. Glaucia Ouverney
Professora da Educação Infantil; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019); Pós-graduanda em Gestão Educacional; Graduada em Pedagogia (Adm. Escolar/Planejamento Educacional), 2003; Curso de Formação de Professores (1994); Professora com 25 anos de experiência na área educacional, com atuação na Ed. Infantil.
Certificados:
- Certificado – participação