Curso para você se destacar!

Pós-Doutorado

O programa tem por objetivo promover a realização de estudos de alto nível, reforçar grupos de pesquisa nacionais e internacionais, capacitando   programas de pós-graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa.
 Possibilitar a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, incentivando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa de Pós-doutoramento

Oferecemos descontos especiais para grupos

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Próxima turma em Julho/2024
Próximo período de aulas: 22 a 26/07/2024

Linhas de pesquisa

Temas para elaboração dos projetos de pesquisas
• Aspectos estratégicos e financeiros da tomada de decisão
• Avaliação do aprendizado no processo e nas práticas de inovação
• Cultura da inovação e interdisciplinaridade
• Cultura da inovação e tecnologia da Informação
• Comportamento do consumidor diante das inovações
• Capacitação e desempenho em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, diante
dos fatores de inovação
• Comportamento organizacional diante da inovação
• Compromisso da inovação com o desenvolvimento e o meio ambiente
• Consumidor diante do processo decisório
• Estratégias e inovação numa perspectiva brasileira
• Estratégias e inovação tecnologia em marketing
• Ferramentas e instrumentos de gestão de projetos e análise de mercado
• Gestão estratégica de pessoas: a inovação e seus desafios• Gestão, Inovação e governança de tecnologia da informação
• Gestão de organizações diante das inovações
• Gestão, inovação e sustentabilidade
• Gestão de processos estratégicos de inovação
• Gestão de tecnologia de informação
• Gestão da informação e inovação do conhecimento
• Inovação tecnológica em TI para os serviços de saúde
• Inovação nos serviços de Marketing
• Inovação como recursos e desenvolvimento empresarial
• Inovação na gestão humana e comportamento social nas organizações
• Inovação dos consumidores em comunidades e redes sociais
• Inovação, desenvolvimento econômico, humano e meio ambiente

Temas para elaboração dos projetos de pesquisas
• Inovação para o acesso à justiça e efetividade do processo
• Direitos fundamentais e novos direitos
• Inovação tecnológica e desenvolvimento ambiental sustentável
• Marcos teórico-fundacionais da emergência de novos direitos no estado democrático de
direito
• Função social das propriedades: material e intelectual
• Novos direitos: direito dos animais, ecologia profunda
• Poder judiciário: as possibilidades transformadoras em uma sociedade em crise
• Controle de constitucionalidade e as perspectivas da jurisdição constitucional
• Limites e possibilidades: o poder econômico e jurídico
• Inovação e pesquisa em proteção social e direitos sociais
• Estudos em ética e direitos humanos: o que tem para inovar
• Inovações jurídicas para o desenvolvimento do meio ambiente
• Ensino e prática de relações públicas
• Inovações fundamentais de direito privado
• O estado democrático de direito e a proteção dos dados
• Inovação na interpretação constitucional e direito administrativo
• Estudos e pesquisa em ética, anticorrupção & compliance
• Inovação em direito do consumidor
• Novas tecnologias e relações de trabalho
• Inovação nas pesquisas avançadas em direito tributário

Temas para elaboração dos projetos de pesquisas
• Inovação em pedagogia: políticas de conhecimento e formação
• Educação, sustentabilidade e gestão democrática
• Inovação na gestão educacional e na formação docente nas políticas educacionais
contemporâneas
• Inovação nas práticas de gestão escolar e aprendizagem em leitura
• Qualidade no ensino superior à distância
• Inovação para as práticas, limites e possibilidades do ensino médio Integrado
• Inovação da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio:
Mediação docente na educação a distância: especificidades e desafios
• Inovações tecnológicas, educação e cibercultura
• Ambientes virtuais de aprendizagem: inovação e redes sociais
• Acesso às tecnologias de informação: contexto de práticas pedagógicas
• Novos aspectos indissociáveis da docência: formação profissional, atividade e subjetividade
• Representações sociais sobre inovação na escola: seus impactos na determinação de
expectativas sobre o ensino
• Educação com meninos de rua: Inovação e sucesso
• Saberes docentes e sua profissionalização: o que se pode inovar ensino fundamental
• Inovações nas relações entre práticas educativas e representações sociais
• Transformação de conhecimentos novos e formalizados em conhecimentos escolares
• Inovação na formação de professores e prática pedagógica
• Novas formas de atendimento em educação, psicologia e saúde
• Inovação na formação do educador para a interdisciplinaridade

Temas para elaboração dos projetos de pesquisas
• Inovação em Psicanálise e Práticas Clínicas
• Vulnerabilidade Social e os Processos Psicossociais
• Inovação no ambiente dos territórios em disputa: cidades e favelas
• Comportamento criminoso: o discurso médico-antropológico do Corpo, mente e alma
• Inovação da sociedade contemporânea: a vida na favela e sociedade
• Futura da Filantropia: sua relação com a ciência
• Inovação na produção intelectual sobre raça e racismo: antropologia, sociologia e psicologia
social
• Ciências Sociais: a nova mudança em relação a saúde
• Novas relações na construção social da diferença entre: atores, ideias, práticas psiquiátricas
• Inovação no conceito de família: os novos atores
• Novos estudos sobre violência e sociedade
• Inovação dos estudos sobre Trabalho e Assistência Social
• Inovações em Acessibilidade e Diversidade
• Novo conceito de Economia do Bem-estar Social e Qualidade de Vida
• Novo conceito em Gerontologia Social
• Novo conceito em pesquisa sobre Ética e Direitos Humanos
• Inovação em Neuropsicologia e Comportamento
• Inovação em Atendimento e Avaliação para Psicoterapia Cognitiva
• Novos Fundamentos para Intervenções em Psicanálise
• Inovação na Reabilitação, Avaliação e Interação Homem-Animal

Temas para elaboração dos projetos de pesquisas
• Estudos novos nos transtornos nas áreas clínica, cognitiva, comportamental eepidemiológica
• Inovação e estudos de vigilância sanitária
• Aspectos de inovação para a saúde pública e política
• Inovação em o controle do câncer
• Inovação nas ciências biomédicas e sua institucionalização
• Novos meios de divulgação científica
• Inovação na relação transnacionais da ciência e medicina
• Inovação: ciências sociais, educação sanitária e alimentação
• Respostas locais para as novas demandas globais
• Inovação em acessibilidade e diversidade
• Novas demandas para o desenvolvimento da ciência e da saúde
• Inovações para o tratamento do crescimento, desenvolvimento e deformidades craniofaciais
• Novo conceito em pesquisa sobre Ética e Direitos Humanos
• Inovação em diagnóstico e terapêutica aplicadas à saúde
• Inovação no tratamento das doenças periodontais e periapicais
• Novos estudos clínicos, imunológicos e anatomopatológicos, para enfermidades da região
bucomaxilofacial
• Novos métodos de diagnóstico nas desordens Temporomandibulares
• Novos avanços na caracterização de mecanismos envolvidos na dor, inflamação e câncer
• Novos avanços nos fármacos para o tratamento do câncer
• Inovação em diagnóstico par epidemiologia das doenças cardiovasculares
• Inovação nos processos de trabalho e desenvolvimento profissional em saúde da família

Temas para elaboração dos projetos de pesquisas
• Educação religiosa: Inovação e adequação
• Paixão e compaixão: Filosofia x Religião
• Novos Princípios básicos sobre família
• Inovação no conceito de família: os novos atores
• Família: nova estrutura
• Novidades na sexualidade humana
• Rupturas dos laços clássicos da família moderna
• Novas estratégia das novas e antigas, denominações religiosas
• Mundo virtual e uma nova filosofia
• Economia e igreja: as relações de fé
• Fé e razão: conflito ético ou/e filosófico
• Existência de Deus à Luz da Ciência: novos conceitos
• Ideologia da reforma educacional: nova visão
• Educação e a ética de Aristóteles
• Nova análise da interpretação contemporânea da teologia
• A nova visão da verdade: prática ou filosofia
• As consequências da inovação frente a Universidade
• Evolução da Bioética e o Princípio Responsabilidade
• Inovando os valores da pessoa humana

Características Gerais

Há ainda a questão da duração e da quantidade. No Brasil, o pós-doutorado clássico dura no máximo 2 anos, na Europa, pode durar até 6 anos, dependendo do contrato, e a regra é fazer mais de um. No nosso caso, no Paraguai, o curso tem a duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

As atividades próprias do Programa de Pós-Doutorado configuram uma classificação de desenvolvimento em:

Requisitos de Permanência
Pós-Doutorado

O pós-doutorado na Universidad UNIDA, admite investigação nas seguintes áreas: saúde, educação, direito, administração, Psicologia e Teologia.
Os programas individuais são desenvolvidos sob a supervisão de um Professor com certificado de “Pós-Doutor”, indicado pela Universidade / Instituto IIEP. 

Público Alvo
Doutores em direito, saúde, educação, administração e/ou ciências afins, selecionados mediante análise de currículo e projeto, que se proponham a produzir uma investigação científica relacionada com o programa proposto pela Universidade.

Modalidade
O Programa de Pós-Doutorado será ministrado de forma intensiva em dois encontros, dentro de um ano. No primeiro encontro, com duração de uma semana, durante o qual os alunos participarão das atividades presenciais que forma parte do Programa: Classes Magistrais e Oficina de Investigação e produção e apresentação (entrega) do projeto de pesquisa. O segundo encontro, o aluno apresenta oralmente seu estudo, com duas conclusões ou apresenta o artigo já publicado.

Metodologia
O Programa de Pós-Doutorado se organiza a partir de uma estrutura flexível que busca responder as necessidades individuais de cada aluno/participante em função de sua linha de investigação e temática de especialização.
O Programa de Pós-Doutorado se conforma com as seguintes atividades:

Conferências Magistrais:
Terão como objetivo o aprofundamento e atualização no estado de arte do conhecimento científico. As mesmas serão desenvolvidas por destacados profissionais, investigadores e docentes com prestígio nacional e internacional.

Oficina de Investigação:
Essas oficinas se organizam a partir de cada uma das linhas de investigação da Universidade e terão como objetivo introduzir os Pós-Doutorandos em espaços de integração para o desenvolvimento de seus próprios projetos de investigação.

Detalhes do curso

O curso ensejará um total de 1.200 (um mil e duzentas) horas de atividades acadêmicas, distribuídas em 04 (quatro) fases denominadas de FASE DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (FASE A); FASES INTERMEDIÁRIAS (FASES B e C) e FASE FINAL (FASE D), conforme detalhamento abaixo:

FASE A: 80 horas – módulo presencial com elaboração e qualificação do projeto, contemplando: a) fundamentos metodológicos b) princípios éticos na produção acadêmica c) estudo crítico de temáticas sociais, morais, ambientais, tecnológicas e de segurança relacionadas à modernidade d) qualificação, através de apresentação oral sintética, dos projetos dos pós-doutorandos, elaborados pelos alunos durante essa fase.

Os itens a); b) e c) serão ministrados por Doutores com comprovado conhecimento dos assuntos e o item d) por cada postulante ao título. Poderão ainda ocorrer CONFERÊNCIAS MAGNAS de interesse multidisciplinar, ministradas por profissionais de renome, a convite do INSTITUTO IIEP ou por indicação da UNIVERSIDAD UNIDA.

Durante a FASE A, o postulante ao título de pós-doutor escolherá dentre os temas disponibilizados pela COORDENAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA do Programa e convergentes com um tema central, o que mais se identifica com sua linha de atuação para elaboração do projeto a ser apresentado e que ensejará, posteriormente, o trabalho final a ser apresentado.

FASE B: 800 horas – correspondente a investigação e produção acadêmica, contemplando ao longo da carga horária, obrigatoriamente, o atendimento a um dos requisitos abaixo:

SUB FASE B1 – publicação de um artigo em revista Qualis B, ou de nível de qualidade superior em publicação brasileira ou estrangeira; ou

SUB FASE B2 – publicação de artigo em revista científica independente e participação comprovada em evento técnico científico (simpósio; congresso ou similar) com apresentação de trabalho como autor ou co-autor; ou

SUB FASE B3 – publicação de artigo em revista científica independente e comprovação de atuação como docente, em no mínimo 40 horas, em Programa de Mestrado ou Doutorado regular; ou

SUB FASE B4 – publicação de artigo em revista científica independente e publicação de livro, ou capítulo de livro, como autor ou co-autor com data de publicação posterior ao início do Programa pós-doutoral.

SUB FASE B5 – publicação de artigo em revista científica independente e comprovação de atuação banca de defesa, em no mínimo 4 bancas, em Programa de Mestrado ou Doutorado regular;

OBS.: O atendimento a quaisquer das SUB-FASES dar-se-á mediante documentos oficiais a serem analisados pela Coordenação do curso, que poderá validar ou não, segundo critérios de legalidade.

FASE C: 320 horas – corresponde a orientação tutorial do trabalho desenvolvido na FASE B.

FASE D: Apresentação pública, na sede da UNIVERSIDAD UNIDA, do trabalho produzido de acordo com o projeto aprovado na FASE A, contendo um mínimo de 40 páginas, elaborado de acordo com as normas técnicas da ABNT e outras normas adicionais eventualmente existentes estabelecidas pela UNIVERSIDAD UNIDA e / ou INSTITUTO IIEP.

O curso, da FASE A à FASE D terá a duração de 12 meses, sendo a FASE D prorrogável por mais 12 meses, mediante requerimento fundamentado que será avaliado e deferido ou não.

É condição indispensável possuir título de DOUTORADO em qualquer área do conhecimento, concedido por universidade reconhecida no país de origem, ou possuir todos os créditos já cursados em um Programa regular de Doutorado, situação em que será exigida pelo interessado a assinatura de TERMO DE COMPROMISSO de que seu título pós-doutoral ou qualquer outro documento alusivo a esse Programa somente será expedido após apresentação do título de Doutorado ou da Ata de defesa do mesmo.

Cada postulante deverá, para efeito de matrícula, além de preenchimento do cadastro, apresentar os documentos que serão solicitados.

Baixe aqui a lista de documentos.


Os concluintes receberão CERTIFICADO DE PÓS-DOUTOR expedido pela UNIVERSIDAD UNIDA na respectiva área de pertinência do trabalho, a saber: educação; pedagogia; administração; ciências jurídicas; saúde pública; teologia ou psicologia, com a devida referência ao tema do trabalho final apresentado.

Clique aqui e baixe o Regulamento do curso de Pós-doutorado.

Comece agora mesmo, nunca foi tão fácil garantir um futuro melhor.