11 de junho de 2025 | 20h

Inscreva-se gratuitamente para receber o link de acesso:

Programação

Autismo e TDAH: Onde os transtornos se cruzam no ambiente escolar e não é percebido pelo docente

No ambiente escolar, de forma sutil, pode passar despercebidos alguns transtornos leves, como dificuldade de concentração, e pode ser confundido com desinteresse ou preguiça. Comportamentos impulsivos podem ser interpretados como má educação. Crianças com dificuldade em seguir regras sociais podem ser rotuladas como desobedientes. O isolamento social de alguns alunos pode parecer apenas timidez, enquanto alunos agitados podem ser vistos como hiperatividade comum da infância. Em vários casos, pode haver resistências as mudanças, o que impacta a adaptação a novas rotinas escolares. Professores podem não perceber que o “excesso de energia” ou “distração” podem possuir causas distintas. A dificuldade de manter o foco ou interagir com colegas pode afetar o aprendizado e as relações sociais, comprometendo o desempenho acadêmico. É de grande importância a capacitação dos docentes para permitir a compreensão de identificar sinais que vão além do comportamento aparente, que coloca o docente de frente com exemplos práticos em sala de aula.

Palestrante: Prof. Fernanda Brito

Pedagoga; Psicopedagoga Clínica e Institucional; Supervisora Psicopedagógica de Psicopedagogos Iniciantes; Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) com ênfase em Deficiência Intelectual e Autismo; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Especialista em Educação Infantil; Aplicadora da Metodologia TEACCH; Aplicadora da Metodologia Denver (ESDM); Capacitada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA); Formadora de Professores, com foco em práticas inclusivas, neurodesenvolvimento e desenvolvimento de aprendizagens; Mestranda em Ciências da Educação; Graduanda em Terapia Ocupacional; Mãe atípica, defensora da inclusão e da neurodiversidade; Pós-graduanda em tecnologias educacionais e inovação pedagógica.

Debatedores:

Prof. Bita Ferreira
Mestre em ciências da educação pela Universidad Americana; Especialista em gestão da educação – Universidad Americana; Especialista em educação artística e em educação infantil (Colégio Inácio Azevedo do Amaral); Revisora e edição de textos infantis; graduação em Pedagogia ­ Universidade UNESA e curso de formação de professores (escola normal) – Colégio Nossa Senhora da Penha.

Prof. Glaucia Ouverney
Professora da Educação Infantil; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019); Pós-graduanda em Gestão Educacional; Graduada em Pedagogia (Adm. Escolar/Planejamento Educacional), 2003; Curso de Formação de Professores (1994); Professora com 25 anos de experiência na área educacional, com atuação na Ed. Infantil.

Certificados:

  • Certificado – participação

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *