Listamos alguns erros comuns na hora da defesa de tese ou dissertação para serem evitados:
1. Não se preocupar com o tempo
Por isso, faça um esforço brutal para ficar dentro do tempo. Como? Ensaiando várias vezes e medindo o seu tempo.
2. Slides carregados e ilegíveis
Muitos alunos querem colocar toda a dissertação nos slides. Isso é um erro. Privilegie só os tópicos e através desses tópicos, interprete/explique-os. Use slides com um fundo branco e letra preta ou vice-versa. Use também a mesma fonte em todas as telas. Aqui, menos é mais!
3. Não cumprimentar ou ser rude com a banca
A hora da entrada, ou seja, o início da apresentação, é o ponto mais importante dela. Por isso, diga seu (1) nome, (2) tema, (3) cumprimente a banca (falando nome e titulação dos examinadores) e os presentes. Só depois, (4) comece a Introdução contextualizando o seu assunto. Na hora das perguntas, seja cordial com a banca, pois apesar das perguntas difíceis, os professores estão lá para validar o seu trabalho. Portanto, a questão não é pessoal, é acadêmica.
4. Não manter contato visual com a banca examinadora
Em tempos de conexão, mantenha contato visual e gere confiança. Se a banca está lá para validar o seu trabalho, nada mais justo do que você se esforçar para agradar os examinadores, falando e olhando para eles.
5. Ser digressivo
A digressão é um problema sério e se refere a você não conseguir se manter dentro do assunto. A pessoa digressiva começa a falar e rapidamente e se afasta do tema se tornando prolixa. Sim, a fala prolixa diz respeito a falar em demasia, e não saber sintetizar o pensamento. Um remédio para isso? Fazer ensaios e até mesmo ter roteiros e lembretes para que você se localize no texto e se mantenha no foco. Uma apresentação sem foco, dá a impressão de que você não entende o assunto e quer tentar explicar de outra forma.
Fonte consultada: https://www.superedesafios.com.br/5-erros-em-apresentacoes-de-mestrado-que-voce-deve-evitar/
Entre em contato ou preencha os seus dados no formulário abaixo para entrarmos em contato:
(21) 3490-5511
contato@institutoiiep.com.br